sábado, 21 de maio de 2011

Rodando aplicativos do Android no Cartão SD

 

Depois de muita luta tentando instalar os aplicativos Android no cartão de memória eu acabei conseguindo. Apanhei horas e mais horas, vasculhei a internet e acabei descobrindo uma forma de funcionar. Uso o Android 2.1 (Eclair) em um smartphone Samsung Galaxy 3. Vale lembrar que é necessário ter permissão de root no aparelho.

 

Dica: A permissão de root eu consegui com o programa SuperOneClick, que você pode encontra-lo aqui. Depois disso siga os passos a seguir:

1° Passo: Preparar o cartão de memória

1. Baixe o Mini Tool Partition Wizard neste link (pode baixar  a versão Home mesmo, que é free), instale-o e conecte o seu cartão sd no computador (pode ser pelo celular mesmo, desde que esteja no modo usb (modo de transferência de arquivos)).

2. Abra o programa e você deverá ver o seu cartão listado lá. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e vá em “Delete”. Para prosseguir o cartão deve aparecer como uma única partição desalocada (figura 1).

figura 1

3. Clique com o botão direito sobre a partição desalocada e vá em “Create”. Defina um label para a partição, set como partição primária e sistema de arquivos FAT. Mais abaixo defina um tamanho para a partição (figura 2) (essa partição será a que vai conter os seus arquivos: fotos, músicas, etc.). Clique OK. Feito isso, um “pedaço” do cartão aparecerá como sistema FAT e outro pedaço aparecerá desalocado. Clique no desalocado e vá novamente em “Create”, defina como partição primária também e como sistema de arquivos FAT32 (figura 3) (essa partição será onde ficarão os aplicativos instalados). Clique Ok.

figura 2

figura 3

Na listagem de partições deverá ter algo parecido com isso (figura 4):

figura 4

4. No menu superior do programa clique em “Apply” e aguarde ele criar as partições.

Pronto, se tudo ocorreu normalmente, seu cartão sd está pronto para ser usado. Essa foi a parte mais complicada, o resto é moleza.

Reinicie o aparelho!!!

2° Passo: Instalar e usar o Link2SD

Beleza, você preparou o cartão sd e agora é só usar o aplicativo para instalar os outros aplicativos no cartão.

1. Baixe o aplicativo Link2SD no market (https://market.android.com/details?id=com.buak.Link2SD) e instale no seu aparelho.

2. Abra o Link2SD e ele irá listar todos os programas instalados no aparelho; é só clicar sobre o app que você quer jogar pro cartão sd e depois clicar em “Create Link”. Reinicie o aparelho e pronto! Simples assim! Você pode linkar vários apps antes de reiniciar*.

*Alguém comentou no fórum portalandroid.org que não conseguiu linkar vários aplicativos de uma vez e só depois reiniciar, dava um erro. Eu consegui fazer isso sem problema nenhum, então não sei se essa informação realmente procede.

Dúvidas?

Referência: OxenteException | http://oxenteexception.wordpress.com/2011/03/12/android-2-1-instalar-apps-no-cartao-de-memoria/

0 comentários:

Postar um comentário

Posts legais em outros blogs.