segunda-feira, 30 de maio de 2011

É tudo grátis: 13 ferramentas de produtividade

 

850-super-cool-tech-brushes-for-photoshop[1]

Continuamos vasculhando a web para encontrar os melhores utilitários para facilitar o seu dia-a-dia no PC. Hoje vamos mostrar ferramentas que podem aumentar sua produtividade, de pacotes Office completos a um serviço que converte entre vários formatos de arquivo. Aproveite, é tudo grátis!

 

Simplifique a web: você se lembra de quando a web não tinha propagandas, banners, animações e outros penduricalhos? Um complemento gratuito para o navegador chamado Readability pode levá-lo de volta a esta época: ele analisa a página onde você está e elimina tudo menos o conteúdo principal, que é formatado para se parecer com texto impresso em uma revista.

O resultado é uma experiência de leitura muito mais agradável e livre de distrações, que também é uma ótima opção para quem gosta de imprimir artigos para ler depois. Há versões gratuitas para o Chrome, Firefox e Safari. Assinantes do serviço ganham também acesso a aplicações para aparelhos com iOS, e a recursos como a capacidade de marcar um artigo para ler depois.

Office alternativo: quer um pacote de aplicativos de escritório poderoso, mas sem o preço do Microsoft Office? O LibreOffice traz um processador de textos robusto, planilha de cálculo, banco de dados e ferramenta para apresentações cheios de recursos, e compatíveis com os formatos de arquivo usados pelo pacote da Microsoft. Conheça também outras três alternativas ao Microsoft Office.

libreoffice_writer-360px.jpg

LibreOffice: alternativa completa ao Microsoft Office

Cone do silêncio: para escrever sem distrações em um PC com Windows, gosto muito do WriteMonkey. Enquanto você escreve, este editor de textos minimalista ocupa a tela inteira, escondendo outros aplicativos e tirando menus e barras de formatação do seu caminho. Conheça também outras opções no mesmo estilo, como o Dark Room e OmmWriter.

Bloco de notas inteligente: seja em seu PC, tablet ou smartphone, o Evernote lhe permite armazenar recortes da web, notas escritas, recados falados e imagens, e mantém isso sincronizado entre todos os aparelhos. Todo o conteúdo é automaticamente indexado, para que seja fácil de encontrar mais tarde.

Mapeando a mente: quando você quer capturar uma idéia complexa, poucas coisas são mais eficientes do que um mapa mental para ajudar a visualizar as muitas partes interrelacionadas em um projeto. O Xmind lhe fornece ferramentas simples mas poderosas, no mesmo nível das encontradas nos aplicativos mais caros do mercado.

Compartilhamento de tela: seja você o suporte técnico não oficial da empresa ou o cara para quem a família e amigos correm quando tem problemas, o LogMeIn Free simplifica o processo de manutenção, permitindo que você compartilhe o que está em sua tela com outra pessoa ou assuma remotamente o controle do PC dela em tempo real.

Simplificando a busca: alternativa ao onipresente Google, o novato Blekko adota uma abordagem mais “manual” nas buscas na web, com “slash tags” (palavras chave precedidas por uma /) que são usadas para refinar os resultados e torná-los mais relevantes. Para ver resultados sobre “Dicas do Windows” ordenados por data, por exemplo, digite “Dicas do Windows /date”

Gerenciador de tarefas: listas de afazeres não precisam ser complicadas. Para ter listas simples e eficazes que você pode compartilhar com seus amigos e acessar em qualquer navegador em um dispositivo móvel, experimente o Ta-Da Lists da 37Signals.

Apresentações fáceis: precisa fazer uma apresentação atraente em pouco tempo? Faça login no SlideRocket, escolha um template e adicione texto, imagens, objetos em Flash, video e áudio. Depois exporte sua apresentação como um arquivo PowerPoint ou PDF. A versão Lite, para usuários casuais, é gratuita e traz ferramentas básicas. A versão Pro custa US$ 24 mensais e traz ferramentas avançadas e recursos para controle de versões, trabalho em equipe e medição de audiência. Outra alternativa, completamente gratuita, é o 280 Slides.

sliderocket-360px.jpg

SlideRocket: apresentações com recursos avançados para colaboração e medição de audiência

Deixe o e-mail pra depois: se você recebe um e-mail ao qual precisa responder, mas não quer fazer isso agora, use o Nudgemail para deixar isso para depois, mas sem risco de se esquecer. Encaminhe a mensagem para tomorrow@nudgemail.com para recebê-la de volta amanhã, ou June2@nudgemail.com para recebê-la em 2 de Junho. Uma extensa lista de comandos está disponível no site oficial do serviço.

Fluxogramas rápidos: para fazer diagramas e fluxogramas sem gastar muito, baixe o Dia. Este “clone” Open Source do Visio tem uma extensa coleção de formas e conectores para criar uma grande variedade de diagramas visuais.

Conversor de arquivos: quer converter um vídeo no formato .MOV para .WMV? Ou um documento do Word em um arquivo ePub para seu e-Reader? O Online Convert é capaz de converter uma imensa variedade de formatos de arquivo, e você não precisa baixar nem instalar nada em seu PC.

PDFs levinhos: o Adobe Acrobat Reader evoluiu dramaticamente ao longo dos anos, mas ficou um pouco “pesado” demais. Se você procura um visualizador de PDFs rápido e que não pese em seu PC, experimente o Sumatra PDF. Ele é mais leve até que o popular Foxit Reader!

Fonte: PCWORLD

0 comentários:

Postar um comentário

Posts legais em outros blogs.